Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

06.Abr.22

Porque é que isto me acontece a mim?

Episódio 38.png

 

Sempre que algo nos acontece é inevitável pensar "Porquê?", "Porquê eu?", "Será que fiz algo que não devia?", "Será que tive algum comportamento que tenha levado a isto?", "Será que a culpa é minha?"...

É uma reação simplesmente humana! E não tens de te recriminar por ter esses pensamentos. É normal!

Obviamente que haverá sempre fatores externos que podem contribuir para um risco acrescido na evolução da doença, mas não controlas nem a genética, nem a biologia! E estes são dois campos com muitas áreas cinzentas, não sendo ainda 100% clara qual a razão para alguém desenvolver uma DII.

O que importa é a seguir perceberes que a culpa NÃO É TUA.

No entanto, lá porque não tens culpa de ter uma DII e ter a doença está fora da tua influência, ajudar a mantê-la sob controlo é, definitivamente, algo que podes fazer, por exemplo, usando o Diário do Cocó! Com ele podes registar os alimentos que mais agradam ao teu intestino, e aqueles que nem cheirá-los!

Podes comprar aqui a versão em papel, e aqui a versão digital!

 

 

Gostaste do que ouviste e queres apoiar este projeto? Podes fazê-lo oferecendo-me um rolinho de papel higiénico!!

Podes aprender um pouco mais lendo o meu livro, ou então visitando o meu blog, e o site da associação Crohn Colite Portugal.

Acompanha-me também no Instagram!

 

Disclaimer: Não sou médica nem tenho formação na área de saúde! Por isso, nada do que aqui ouvires poderá substituir o conselho de um especialista!

O conhecimento partilhado é fruto do meu gosto por ciência e saúde, e pelo desejo de saber mais e mais, aprendendo com quem sabe mais do que eu!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.