Porque é que isto me acontece a mim?
Sempre que algo nos acontece é inevitável pensar "Porquê?", "Porquê eu?", "Será que fiz algo que não devia?", "Será que tive algum comportamento que tenha levado a isto?", "Será que a culpa é minha?"...
É uma reação simplesmente humana! E não tens de te recriminar por ter esses pensamentos. É normal!
Obviamente que haverá sempre fatores externos que podem contribuir para um risco acrescido na evolução da doença, mas não controlas nem a genética, nem a biologia! E estes são dois campos com muitas áreas cinzentas, não sendo ainda 100% clara qual a razão para alguém desenvolver uma DII.
O que importa é a seguir perceberes que a culpa NÃO É TUA.
No entanto, lá porque não tens culpa de ter uma DII e ter a doença está fora da tua influência, ajudar a mantê-la sob controlo é, definitivamente, algo que podes fazer, por exemplo, usando o Diário do Cocó! Com ele podes registar os alimentos que mais agradam ao teu intestino, e aqueles que nem cheirá-los!
Podes comprar aqui a versão em papel, e aqui a versão digital!
Gostaste do que ouviste e queres apoiar este projeto? Podes fazê-lo oferecendo-me um rolinho de papel higiénico!!
Podes aprender um pouco mais lendo o meu livro, ou então visitando o meu blog, e o site da associação Crohn Colite Portugal.
Acompanha-me também no Instagram!
Disclaimer: Não sou médica nem tenho formação na área de saúde! Por isso, nada do que aqui ouvires poderá substituir o conselho de um especialista!
O conhecimento partilhado é fruto do meu gosto por ciência e saúde, e pelo desejo de saber mais e mais, aprendendo com quem sabe mais do que eu!