Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

04.Ago.21

Os tremoços curam uma Doença Inflamatória do Intestino?

Vera Gomes
  Estamos no Verão, é verdade, época de umas cervejas e tremoço, o marisco do pobre! Mas não é por isso que falamos de tremoços! Esta pobre leguminosa, que nem sabe que está a ser a figura central deste episódio, foi notícia pois um estudo referia que poderia vir a ser útil na prevenção e tratamento das DII. Mas notícias destas reproduzem-se que nem cogumelos (mais valia ser que nem caracóis, que também são típicos da época!). E afinal de contas... quando é que (...)
28.Jul.21

Como ajudar alguém com DII?

Vera Gomes
    Alguém partilhou contigo que tem uma DII. Se estás a ouvir este episódio para aprender sobre como lidar com essa informação, dá uma palmadinha nas costas! Se estás a pensar em dizer "as melhoras"... bom... o Buda do Cocó se encarregará do karma! A verdade é que muitas pessoas não sabem o que fazer com (...)
21.Jul.21

Como contar alguém que se tem uma DII?

Vera Gomes
O mais habitual quando temos uma DII é tentar esconder de todos. A sociedade ainda não lida bem com estas questões e temos receio do que vão pensar, de como vão reagir, do que vão dizer.Mas é inevitável que, a certa altura, tenhamos de falar da doença que nos acompanha a familiares, amigos, colegas de trabalho, chefe ou companheiro/a. E aqui surge a grande dúvida sobre como abordar a questão... Damos muitos ou poucos pormenores? Falamos por alto ou aprofundamos a questão? Vai (...)
14.Jul.21

As maravilhas de se viver com uma DII

Vera Gomes
Hoje resolvi andar à volta da questão! Não, não quero dizer que não vou falar de DII, mas sim que vou falar de todas aquelas pequeninas coisas que, não fazendo parte da DII, surgem em consequência da DII. Pequenas maleitas que, individualmente, seriam "apenas" um incómodo, mas que, na presença de uma DII, resolvem multiplicar-se que nem coelhos no cio! É que parece mesmo que o nosso corpo gosta de gozar connosco! No meu caso, numa altura em que a DII, não estando em remissão, (...)
07.Jul.21

Vamos à praia?

Vera Gomes
  O calor aperta... e logo nos lembramos de hits intemporais que nos fazem abanar o esqueleto e trautear desenfreadamente (mesmo que entredentes, para que ninguém saiba que conhecemos a letra de trás para a frente!)! "Banhar-nos à praia, fomos tu e eu Mas que grande bronca nos aconteceu: (...)" ou então... "Eu gosto é do verão De passearmos de prancha na mão Saltarmos e rirmos na praia De nadar e apanhar um escaldão (...)" Por muito divergentes que sejam os gostos musicais, (...)
30.Jun.21

Vamos laurear a pevide?

Vera Gomes
  Com a pandemia a dar-nos um pouco de descanso e com as férias a chegar, estes corpinhos que estiveram encafuados durante ano e meio precisam de laurear a pevide! Se tens receio da logística que envolve a preparação de uma viagem como portador de DII, ou se achas que pelo facto de teres a doença não te podes arriscar a viajar, convido-te a vires de férias comigo! Vou dar-te dicas sobre quais os passos a dar quando fores de férias (principalmente férias para o estrangeiro), (...)
28.Jun.21

DII em idade pediátrica: porque é importante falar disto?

Vera Gomes
  Em 2018, por altura do lançamento do meu livro um ”conviver com as doenças inflamatórias do intestino”, uma mãe entrou em contacto comigo. Notava nas palavras dela, no tom com que escrevia, uma mistura de culpa com desespero: a bebé dela, com 4 meses, tinha recebido o diagnóstico de colite ulcerosa.  Nas semanas e meses que se seguiram, conheci uma mulher que é uma mãe fantástica e abdicou de tudo em prol de cuidar da sua bebé. Uma mãe disposta a tudo, até a trocar de (...)
23.Jun.21

Contratar alguém com uma DII? Pois claro que sim!

Vera Gomes
    Hoje venho falar-te de duas perspetivas relativamente à associação entre as Doenças Inflamatórias do Intestino e trabalho! A perspetiva de quem procura um emprego (ou já está empregado) mas não sabe como abordar (ou se deve abordar sequer) a existência de uma DII junto do (futuro) empregador; E a do recrutador/empregador que pode ter a tendência de olhar para os portadores de doenças crónicas como "despesas" ou "empecilhos" para a sua empresa. Espero com este episódio (...)
17.Jun.21

12 mitos sobre as DII

Vera Gomes
  Já diziam os nossos avós "à dúzia é mais barato". E como eu não sou rapariga de contrariar a sabedoria empírica, aplico-a neste episódio! Não falo de 1, 3 ou 6 mas sim de 12 dos muitos mitos que ensombram as DII. E há-os para todos os gostos! Há os que desvalorizam as DII e que podem, perigosamente, levar a atitudes mais levianas na forma de lidar (...)