Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

18.Ago.21

Que tratamentos existem para as DII?

Vera Gomes
Já percebemos como se realiza um estudo clínico... Já te dei dicas sobre como participar num... Mas... e agora? Agora passamos à fase em que o estudo foi realizado com sucesso, foi criado um medicamento e entramos na fase de comercialização, que é como quem diz "bota para cá o carcanhol, que isto não é de borla!!"! E afinal, que tratamentos existem atualmente para as DII? É que é muito bonito ouvirmos falar de suplementos, curas milagrosas e mezinhas da avó... mas o que (...)
11.Ago.21

Como faço para participar num ensaio clínico?

Vera Gomes
  Se no último episódio falámos sobre as diferentes fases de investigação clínica, hoje vamos falar sobre tu participares em ensaios ou estudos clínicos, como se faz e cuidados a ter.  Já ficou entendido que sem voluntários (saudáveis e/ou doentes) não haveria evolução dos tratamentos disponíveis. O que seria uma perda tremenda quer para nós, que já usufruímos dos resultados de estudos passados, mas também das gerações futuras, dependentes dos avanços médicos (...)
09.Ago.21

Vamos falar de flatulência?

Vera Gomes
  Neste post vamos falar de… flatulência. Vulgarmente conhecido por: gases, peido, flato, traque, pum, bufa, farpa, bombarba, ares do cu, vento das pregas. Chamem-lhe o que quiserem. Para os efeitos deste episódio e para não ferir a suscetibilidade daqueles com ouvidos mais sensíveis, chamemos-lhe: Hélio.  Aviso desde já que se és uma pessoa que bebe água de rosas e come purpurinas, este episódio poderá não ser para ti. Contudo, podes sempre ficar e descobrir umas coisas (...)
04.Ago.21

Os tremoços curam uma Doença Inflamatória do Intestino?

Vera Gomes
  Estamos no Verão, é verdade, época de umas cervejas e tremoço, o marisco do pobre! Mas não é por isso que falamos de tremoços! Esta pobre leguminosa, que nem sabe que está a ser a figura central deste episódio, foi notícia pois um estudo referia que poderia vir a ser útil na prevenção e tratamento das DII. Mas notícias destas reproduzem-se que nem cogumelos (mais valia ser que nem caracóis, que também são típicos da época!). E afinal de contas... quando é que (...)
28.Jul.21

Como ajudar alguém com DII?

Vera Gomes
    Alguém partilhou contigo que tem uma DII. Se estás a ouvir este episódio para aprender sobre como lidar com essa informação, dá uma palmadinha nas costas! Se estás a pensar em dizer "as melhoras"... bom... o Buda do Cocó se encarregará do karma! A verdade é que muitas pessoas não sabem o que fazer com (...)
21.Jul.21

Como contar alguém que se tem uma DII?

Vera Gomes
O mais habitual quando temos uma DII é tentar esconder de todos. A sociedade ainda não lida bem com estas questões e temos receio do que vão pensar, de como vão reagir, do que vão dizer.Mas é inevitável que, a certa altura, tenhamos de falar da doença que nos acompanha a familiares, amigos, colegas de trabalho, chefe ou companheiro/a. E aqui surge a grande dúvida sobre como abordar a questão... Damos muitos ou poucos pormenores? Falamos por alto ou aprofundamos a questão? Vai (...)
14.Jul.21

As maravilhas de se viver com uma DII

Vera Gomes
Hoje resolvi andar à volta da questão! Não, não quero dizer que não vou falar de DII, mas sim que vou falar de todas aquelas pequeninas coisas que, não fazendo parte da DII, surgem em consequência da DII. Pequenas maleitas que, individualmente, seriam "apenas" um incómodo, mas que, na presença de uma DII, resolvem multiplicar-se que nem coelhos no cio! É que parece mesmo que o nosso corpo gosta de gozar connosco! No meu caso, numa altura em que a DII, não estando em remissão, (...)