Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

Super Coach do Cocó

O karma de (con)viver com Doenças Inflamatórias do Intestino.

08.Fev.21

7 dicas para te preparares para uma colonoscopia! || 7 tips to better prepare to a colonoscopy

Estavam dois cocós a saltar à corda e chegou uma

(English below!)

Colonoscopia: provavelmente o exame que é tão necessário como a má reputação que tem. Todos já ouvimos histórias dantescas sobre acidentes, partos e… colonoscopias! Ainda assim, continuamos a conduzir, continuam a nascer crianças… e a colonoscopia continua a ser a má da fita que ninguém quer fazer ou quer evitar a todo custo.

É importante perceber que colonoscopias salvam vidas! O Cancro Colon Rectal por exemplo, é a terceira causa de morte no mundo inteiro. Em Portugal, morrem 11 pessoas por dia por causa deste tipo de cancro colon rectal, que detectado atempadamente tem uma elevada taxa de sucesso no tratamento. E como se pode prevenir e estar um passo à frente? Colonoscopia!

Também nas Doenças Inflamatórias do Intestino, a colonoscopia é um exame essencial no diagnóstico e acompanhamento do doente e por isso é feito regularmente, seguindo não só a evolução do quadro clinico do doente como os protocolos médicos estabelecidos.

Ora, verdade seja dita, que o exame em si, apesar da má fama e preconceito associado, não custa nada. Isto porque, cada vez mais começa a ser feito sob sedação ou anestesia, isto é, a pessoa está a dormir profundamente, sem consciência. Por isso, não sente nem se lembrará de nada do que acontecer durante o exame.

A parte pior, a meu ver, é a preparação, que envolve não só algum cuidado na dieta pobre em resíduos (ou seja, sem fibras) durante os dias antes do exame e beber um preparado que é uma espécie de laxante que obrigada o intestino a deitar para fora o que lá tem. Se há 10 ou 15 anos as preparações eram um martírio e dignas de estarem num manual de tortura, nos dias que correm, existem várias opções, bem mais fáceis de beber e, aliadas a uma maior ingestão de líquidos e à dieta, conseguem ter resultados de limpeza do intestino igualmente bons. De notar, que as próprias preparações que é necessário beber, têm contraindicações, pelo que deverão fazer aquela que vos é recomendada no hospital ou pelo médico, e/ou pedir alternativas que para ti seja mais fácil fazer.

Agora que estabelecemos que a colonoscopias é um exame necessário e que salva vidas partilho 7 dicas para tornar o processo de preparação o mais agradável possível! Ou não tivesse eu já feito largas dezenas (se não centenas) de colonoscopias.

 

1) O que comer?

Este é um ponto muito importante a ter em atenção porque pode de facto influenciar o resultado da preparação. Se o intestino não estiver bem limpo, irá dificultar a realização do exame (o médico precisa de ver bem as paredes do intestino) ou até ser necessário repetir todo o processo e repetir o exame.

Por isso, uma dieta pobre em resíduos (por exemplo, nada de frutas e vegetais e sementes ou frutos secos) durante dois ou três dias antes da realização deve ser feita. Aquando da marcação do exame recebes as instruções que devem seguir. Se não recebes, pede, pergunta esclarece qualquer dúvida que tenhas. E muitos líquidos uns dias antes!

 

2) Infra-estrutura

Ora bem, a certa altura sair do wc é impossível e por isso é importante que estejas o mais confortável possível. Portanto, há que ligar o aquecimento no wc atempadamente. Não queremos que o rabinho se constipe. Aconselho vivamente um banquinho para colocar os pés, e outro para ter tudo à mão. Uma mantinha para colocar sobre as pernas é sempre desejável!

 

 3) Entreténs

Livros, portátil com bateria cheia e séries ou filmes e telemóvel (certifique-te que está carregado): nunca se sabe quando sentirás uma urge de fazer selfies enquanto esvazias ou de pedires ajuda a alguém que esteja por casa. Acredita: já aconteceu! Por isso, telemóvel para o wc: sempre!

 

4) Cuidados com o rabinho!

Não vale sequer a pena levantares-te quando achas que está tudo feito porque é mera ilusão. Dependendo da preparação que faças, podes demorar uns 30 a 60 minutos, na melhor das hipóteses! Deixa-te estar sentado na sanita e não limpes o rabo entre descargas. A pele agradece. Poupas no papel, na água da descarga e na pele do rabo. No fim, limpa com toalhitas: o teu rabo agradece.

 

5) Como tolerar melhor o sabor da preparação?

Existem vários tipos de preparação, com sabor, sem sabor. Ao longo dos anos, fui recebendo conselhos do pessoal médico para melhor tolerar a ingestão da preparação:

- Ajuda bastante se a água para se misturar o pó estiver fresca.

- No caso de ser uma preparação sem sabor, espremer um limão lá para dentro (dica de um enfermeira há uns anos valentes) ajuda bastante.

- Intercalar a ingestão da preparação com líquidos sem polpa, sem gás. Por exemplo: bebidas energéticas; ice tea, chá com um bocadinho de açúcar. Evitem água simples. Não só não ajuda muito a tolerar o sabor como pode agravar a desidratação.

- uma alternativa é chupar rebuçados, comer gelatina (desde que não seja nada de cor vermelha porque os corantes usados podem “pintar” o intestino de vermelho e depois não se se consegue ver o intestino no exame). Atenção que a partir do momento que se termine de beber a preparação, é fechar a boquinha, nem beber nem comer, até o exame estar feito. Porquê? Dependendo da sedação/ anestesia que façam têm que cumprir um determinado número de horas em jejum.

 

6) Como saber quando está pronto para fazer a colonoscopia?

Quando fizer xixi pelo rabo, olhar para a sanita e estar tudo como se tivesse acabado de fazer descarga: parabéns! Estás prontíssimo para uma colonoscopia! É importante um intestino estar bem limpo porque irá permitir ao médico ver sem problemas o que se passa dentro da tripa. Não vás sozinho para o hospital se fizeres uma colonoscopia “a dormir! Ou pelo menos não saias sozinho nem conduzas nas horas a seguir! Apesar de ser um exame comum e seguro, há sempre riscos associados, tanto ao exame em si como à sedação/ anestesia que se leva.  

 

7) Comer após o exame?

Ora pois claro que sim! Agora, o intestino passou por um processo agressivo de preparação e andaram a escarafunchar lá por dentro. Uma comida leve, com pouca gordura é sempre aconselhado, apesar de não existir restrições. Um belo peixe ou frango grelhado, com arroz branco ou legumes cozidos (dentro claro, daquilo que podes habitualmente comer), poderá ser uma boa opção. Poderá demorar uns dias a voltares ao wc para necessidades fisiológicas sólidas. Nada de pânico: esvaziaram tudo e não comes provavelmente há mais de 24 horas! Não esperes ter algo processado pelo sistema digestivo na manhã seguinte ao exame! E lembra-te que é normal no dia do exame e no dia seguinte haver cólicas e gases, devido ao ar que utilizam para fazer o exame.

 

Achaste este conteúdo útil? Então comenta e/ ou partilha para que possa ser útil a outras pessoas também!

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

Colonoscopy: probably the exam that is as necessary as the bad reputation it has. We have all heard Dantesque stories about accidents, births and… colonoscopies! Still, we continue to drive, continue to deliver children ... and colonoscopy remains the bad tape that nobody wants to do or want to avoid at all costs.

It is essential to realize that colonoscopies save lives! Colon rectal cancer, for example, is the third leading cause of death worldwide. In Portugal, 11 people die a day because of this type of rectal colon cancer, which detected early has a high success rate in treatment. And how can you prevent and be one step ahead? Colonoscopy!

Also, in Inflammatory Bowel Diseases, a colonoscopy is an essential exam in diagnosing and monitoring the patient. For this reason, it is done regularly, following not only the evolution of the patient clinical condition but also qualified doctors.

It is true that despite the exam bad reputation and associated prejudice, it is the easiest part to do. These days, the exam is done under sedation or anaesthesia, that is, the person is sleeping soundly, without conscience. Therefore, you do not feel or remember anything that happens during the exam.

The worst part, in my view, is the preparation, which involves not only some care in the diet low in residues (that is, without fibres) during the days before the exam and drinking a preparation that is a kind of laxative that forces the intestine to throw out everything it has inside. 10 or 15 years ago, the preps were martyrdom and worthy of being in a torture manual. Nowadays, there are several options, much more comfortable to drink and, combined with a greater fluid intake and diet, they can have a good result in bowel cleansing equally good. Keep in mind that the preparations that you need to drink have contraindications, so you should do the one recommended in the hospital or by the doctor, and/or ask for alternatives that are easier for you to do.

Now that we have established that colonoscopy is a necessary and life-saving exam, I share 7 tips to make the preparation process as pleasant as possible! Or had I not already done dozens of (if not hundreds) of colonoscopies.

 

1) What to eat?

What to eat is a critical point to keep in mind because it can influence the preparation results. If the intestine is not well cleaned, it will make it challenging to perform the exam (the doctor needs to see the intestine walls) or it might be necessary to repeat the entire process and repeat the exam.

Therefore, you must have a low residues diet (for example, no fruits and vegetables and seeds or nuts) for two or three days before the exam. When scheduling the exam, you receive the instructions that you must follow. If you don't receive them, ask, ask, clarify any doubts you may have. And lots of fluids a few days before!

 

2) Infrastructure

At some point, getting out of the toilet is impossible, which is why you must be as comfortable as possible. Therefore, it is necessary to turn on the heating in the bathroom beforehand. We don't want our bottom to get cold! I strongly advise a stool to put your feet on, and another to have everything on hand. A blanket to put on your legs is always desirable!

 

3) Entertainments

Books, laptop with full battery and series or movies and mobile phone (make sure it is charged): you never know when you will feel the urge to take selfies, or asking someone around the house for help. Believe me: it has already happened! So, the mobile phone goes with you ti the toilet: always!

 

4) Care of your bottom!

It is not worth getting up when you think that everything is done because it is a mere illusion. Depending on your preparation, it can take 30 to 60 minutes, at best! Let yourself be seated on the toilet and don't wipe your tail between flushes. The skin thanks you. You save on paper, flush water and tail skin. In the end, clean it with wipes: your tail thanks you.

 

5) How to better tolerate the taste of the preparation?

There are several types of preparation, with flavour, without flavour. Over the years, I have received advice from medical personnel to tolerate the intake of the preparation better:

- It helps a lot if the water to mix the powder is fresh.

- In case it is a tasteless preparation, squeezing a lemon inside (tip from a nurse a few years ago) helps a lot.

- Interpose the intake of the preparation with liquids without pulp, without gas — for example, energy drinks; ice tea, tea with a little sugar. Avoid simple water. Not only does it not help much to tolerate the taste, but it can also aggravate dehydration.

- an alternative is to have a sugar candy, eat gelatin (as long as it is not red because the dyes used can "paint" the intestine red and then you cannot see the intestine in the exam). Note that you must close your mouth to any food or drink intake until the exam is done from the moment you finish drinking the preparation. Why? Depending on the sedation/anaesthesia they do, they have to meet a certain number of hours on an empty stomach.

 

6) How do you know when you are ready to have a colonoscopy?

When you pee by the tail, look at the toilet and be all as if you've just flushed: congratulations! You're ready for a colonoscopy! The intestine must be super clean because it will allow the doctor to see what is going on inside the gut without problems. Don't go to the hospital alone if you have a colonoscopy "sleeping! Or at least don't go out alone or drive for hours to come! Despite being a common and safe exam, there are always risks associated with both the exam itself and the sedation/anaesthesia it takes.

 

7) Eating after the exam?

Well, of course, yes! Now, the intestine has gone through an aggressive preparation process, and they have been scrabbling inside. Light, low-fat food is always recommended, although there are no restrictions. A grilled fish or chicken, with white rice or cooked vegetables (of course, of what you can usually eat), can be a good option. It may take a few days to return to the toilet for solid physiological needs. No panic: they've emptied everything and probably haven't eaten in over 24 hours! Do not expect to have something processed by the digestive system the morning after the exam! And remember that it is standard on the day of the exam and the next day there will be cramping and gas, due to the air they use to do the exam.

 

Have you ever had a colonoscopy? If so, how did it go?

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.